Nota: Grão-Mestre Brendan Lai (1942-2002) em uma de suas primeiras apresentações nos Estados Unidos, da forma Mui Fah Kuen (Punhos Flor de Ameixeira). Mestre Ron Aviles (um dos alunos mais antigos do Grão-Mestre Brendan Lai) explicou que no dia desta apresentação, as pessoas ficaram impressionadas com a forma de acesso ao "palco", dado que Lai Dat Chung não se utilizou de escada, tendo saltado do chão, demonstrando habilidade de quem treinou muito para adquirir tamanha perícia. Um exemplo de ser humano que compreendeu que só há êxito na vida com dedicação, esforço e vida ativa!

 

Crédito: Perry Lee Sihing e Dai Sihing Ron Aviles.

Mantemos vivo o legado do Grão Mestre Brendan Lai no Brasil - Samuel Mendonça - Instrutor Chefe

Quem somos?

 

Pessoas determinadas a praticar e a ensinar o Kung Fu Louva-a-deus do Norte de forma cuidadosa, com atenção especial aos limites de cada um (a), de modo a tornar possível o acesso ao Kung Fu para todas as pessoas que se interessem em conhecer esta espécie de arte marcial.

 

O Lai Kung Fu (Instituto de Kung Fu Brendan Lai) foi fundado em 1999, na cidade de Campinas, SP, justamente na primeira vez que o Grão-Mestre Brendan Lai veio ao Brasil, para o I Seminário Internacional Louva-a-deus do Norte. A responsabilidade para viabilizar a presença do Grão-Mestre foi assumida pelos instrutores Samuel Mendonça e Paulo Junqueira da Costa.

 

Em outubro de 1999, o Instrutor Samuel Mendonça foi conhecer pessoalmente o Grão-Mestre Brendan Lai, em São Francisco, CA, USA, em nome de vários instrutores que se uniram para aprender o Louva-a-deus de Hong Kong e, após uma semana de muitas conversas, Mendonça participou de uma aula na Golden Gate Penhandle Park e foi aceito como aluno. No mesmo mês, Grão-Mestre Lai veio ao Brasil para que todos os alunos brasileiros da escola e interessados, daquele momento, tivessem contato e pudessem treinar diretamente com um discípulo do Grão-Mestre Wong Hong Fan, o "Rei" do Louva-a-deus de Hong Kong. Assim, em 2000, ele retornou e ficou um mês e ministrou aulas em São Paulo e em Campinas, por ocasião do II Seminário Internacional Louva-a-deus do Norte. No entanto, foi no ano de 2001 que ele retornou ao Brasil e morou na casa do Instrutor Samuel Mendonça, por cerca de seis meses, e o aceitou como discípulo, ocasião em que houve a realização do III Seminário Internacional Louva-a-deus do Norte, curso especial de Lai`s Chin-Na. Foi em 2001 que os treinos se intensificaram em Campinas e houve o aprendizado de muitas formas, técnicas de luta (Sarn Sao), qi gong (energia interna), lutas e formas com armas. Heiko Roschke foi parceiro de treino de Samuel Mendonça e o agradeço imensamente por isto.

 

Por ocasião da presença do Grão-Mestre Brendan Lai no Brasil, muitos instrutores, de diferentes estados brasileiros, participaram dos seminários e alguns deles pediram autorização para ensinar a linhagem do Louva-a-deus, justamente pelo convencimento que se tratava de um tipo de conhecimento muito raro na atualidade, isto é, a aplicação de técnicas de um sistema em luta, que era justamente a especialidade do Grão-Mestre Brendan Lai. Assim, desde o início, o Lai Kung Fu se distribuiu em diversos estados brasileiros, sendo, por certo, a maior escola de Louva-a-deus do Brasil, presente em dez estados: AC, DF, GO, MG, MT, RJ, RO, PA, PI e SP.

 

Sejam bem vindos (as)!

Samuel Mendonça (ph.d.), Assessor Lai Kung Fu